A RELAÇÃO DE TRABALHO AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.
A história do trabalho humano é uma história de terror,isto por que as primeiras civilizações já eram escravocratas.A própria origem da palavra "trabalho" vem do latim vulgar (tripalium) que era um instrumento utilizado para torturar pessoas.trabalhar,em latim,simplifica "torturar,fazer sofrer".
Na antiguidade a principal forma de trabalho era a escravidão.O homem escravo não era considerado pessoa e sim objeto que pertencia ao senhorio.seu único dever era servir ao seu dono,sem qualquer amparo pelo direito.
Em algumas civilizações,o escravo era enterrado vivo,junto com seu senhorio,para que continuassem a servi-lo no além,(túmulo).
Durante o período do feudalismo,surge uma nova fórmula de trabalho:a servidão.Esta se dava da seguinte forma;o servo produzia alimento e dava parte de sua produção ao senhor feudal,em troca de proteção militar política e do uso da terra.A servidão levava a pessoa a uma condição intermediária:não eram escravos e nem livres,uma vez que estavam preso as terras do senhores feudais.
A revolução industrial é um marco na redução do emprego.É a partir dela que surgem as primeiras figuras do empregado e do empregador como as conhecemos hoje,ela é apontada como a causa econômica direta do surgimento do direito de trabalho.
Com a invenção da máquina a vapor a produção dos bens de consumo substituiu a força humana pela máquina e provocou um alto índice de desemprego.Vários manifestos contrarios as maquinas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário